sexta-feira, 30 de junho de 2017

Surpreendentes Captadores Edu Fullertone - Parte 1

 Firebird Minis.




Eis que chega pelo correio uma das minhas mais saborosas descobertas: captadores artesanais do Edu Fullertone! Ok, não é de hoje que sei da qualidade desses captadores, mas a coisa parece só melhorar! Dessa vez procurei o Eduardo José Fullertone para uma missão especial: reproduzir os captadores mini humbuckers originais das antigas Firebirds, muito diferentes em construção e design dos mini humbuckers das Gibson Les Paul DeLuxe. Pois mesmo as novas Firebirds de linha da Gibson não tem esses captadores nas especificações da época. Na verdade o pickup nesse estilo que mais me chamou a atenção foi o que vi e ouvi nas demos do Bonamassa com sua nova Epiphone Firebird Signature!


Antes mesmo de contatar o Edu e pedir para ele fazer um captador desses, por pura curiosidade, procurei saber se havia algo de diferente em sua construção. Eu tinha acabado de comprar de segunda mão uma réplica muito legal de Firebird VII, incluindo os três pickups mini específicos. Ela inclusive já soava bem, mas não tanto quanto o que eu ouvia "por aí". Juntando tudo que já havia pesquisado e observando um kit vendido pela StewMac (cuja gravura se encontra à esquerda) pude então entender melhor a arquitetura do bicho. Ele mais parecia uma apropriação da ideia do captador lipstick, que tem a bobina enrolada no comprimento das placas de Alnico. Nos modelos mais novos de lipstick você também encontra essa bobina de plástico onde se encaixa a barra de magneto, facilitando o enrolamento da bobina. As diferenças ficam, a grosso modo, em função dos tamanhos das lâminas e do Firebird mini usar duas bobinas em anti-série, lado a lado, como humbuckers normais, com a polaridade magnética invertida. Além disso há duas lâminas de metal magnetizável entre as barras de Alnico. A de baixo maior e a de cima bem pequena. Como se pode observar na gravura. 


Logo que pude, tirei um dos captadores da guitarra e o abri. Realmente alguém aparentemente já havia tentado reproduzir essa estrutura dentro do captador. Pois lá estavam as duas lâminas de Alnico, nesse caso Anico 5, porém as bobinas apresentavam fio de qualidade e calibre diferentes do original para poderem atingir os seus 16k Ohms na soma das duas bobinas. mas apresentavam as lâminas finas de material magnetizável. Como eu tinha um mini HB de Les Paul genérico, creio que um GFS, com as bobinas somando entre 6k e 7k Ohms resolvi fazer uma experiência... Usei as bobinas desse mini Deluxe recheadas com as barras de Alnico do que veio na minha Firebird e o resto da construção, com as lâminas por cima e por baixo. Coloquei na posição do braço e foi um bom resultado.


Foi então que entrei em contato com o Edu e falei sobre a ideia de tentar reproduzir os originais das Firebirds dos anos 60 usando como base o kit da StewMac. Ele topou, eu encomendei um kit e quando chegou o enviei diretamente para o Edu com um outro captador de ponte de Tele que eu havia arrebentado o fio ( mais detalhes na Parte 2 ). Ele então com um fio adequado construiu de maneira fantástica o captador em cima de todos os dados pesquisados, principalmente por ele, inclusive o padrão de enrolamento das bobinas. O resultado não poderia ser melhor!!! E pode ser conferido nos áudios abaixo. A mim agradou muito mais, inclusive muito mais interessantes que os novos captadores encontrados nas atuais Firebird de linha da Gibson, que normalmente tem essas leituras de 14k a 17k de resistência DC e apenas um magneto cerâmico na base e duas barras de metal magnetizável no meio das bobinas. Mais parecendo esses humbucker de lâmina tipo Hot Rails.

Observações: Essa Firebird VII, apesar de estar com os três captadores mini, o do meio não está ligado. Ela está configurada para operar com apenas os dois captadores de ponte e braço, com apenas um controle de TONE de 500k e capacitor de 22nF e dois potenciometros de VOLUME de 500K e um capacitor de Treble Bleed de 220pF. O captador que eu fiz está na posição do braço, o Fullertone na posição da ponte. Logo que ele fizer outro, porei o que eu fiz na posição do meio, o novo na posição do braço e religarei todos os três, o terceiro com um potenciômetro com chave de 1M Ohms.!
Chegamos a gravar um vídeo, mas os artifícios sonoros criados pelos codecs de áudio do YOUTUBE ficaram tão terríveis que mal se entendia o timbre do instrumento e dos captadores.
Os áudios e video (não usado) foram feitos na loja GoldTop Instrumentos musicais do meu amigo Sidnei Vaz e contaram com seu auxílio luxuoso. O amp usado foi um Fender Super Sonic com um cabinet de 4x12" Dime.

GoldTop Instrumentos Musicais:  http://www.goldtop.com.br/



12 comentários:

  1. Nossa q timbre espetacular q ficou . Sensacional . Parabens e obrigado pela oportunidade de poder reviver no seu projeto um pouco do que não se faz mais atualmente

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    1. Cara, para mim ter acesso a um profissional como você é uma coisa maravilhosa. Logo vou mandar mais coisas aí pra encher o seu saco. Os próximos serão mais um desses de Firebird, pra poder colocar na posição do braço, e esse do braço ir pro meio.
      Outra coisa é um Ibanez Super 70, que uma das bobinas está ferrada...
      Mas esse é o primeiro capítulo apenas, o próximo já está na agulha, sobre o pickup da GFS que você transformou num captador de Telecaster de verdade! Com alma!
      Grande abraço e muito obrigado!

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  2. Cara, parabéns pelo trabalho! Aprendendo pra caramba aqui. Tudo de bom

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    1. Seja bem vindo(a)!
      A ideia aqui é apenas trocar as experiências entre pessoas que realmente se importam com as coisas das mais detalhistas e preciosistas até as mais grosseiras e bizarras no universo da guitarra.
      Eu agradeço as palavras gentis e volte sempre!
      Abraços!

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  3. Caro amigo Alex Frias, mais um post sensacional, recheado com um texto magneticamente instigante. Eu não conhecia essa marca, e já estou na expectativa pela parte 2! Parabéns!

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    1. Para mim é uma satisfação saber que pessoas queridas e do seu calibre estão ligadas aqui no blog!
      Eu fiquei muito contente com o trabalho extremamente personalizado e apaixonado do Edu, você vai constatar também.
      Obrigado mais uma vez pelas palavras gentis e seja sempre bem vindo!
      Grande abraço, logo postarei a segunda de 4 partes!

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  4. Olá boa tarde!
    Eu tenho seus pickps fullertone gosto muito achei o timbre bem vintage e a resposta muito boa, mas eu queria saber mais sobre os pickps humburck fullertone hells blues, posição braço e Ponte por favor

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  5. Olá Edu boa tarde!
    Possuo um kit de pickps humburck hells blues, me fala da especificação deles é tipo de estilos e ele foi baseado em qual captador, que não achei nada dele no seu site,

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    1. Seja bem vindo!
      Rapaz, não sei se o Eduardo Fullertone viu suas postagens...
      Mas creio que será mais fácil tentar contatá-lo pelo Facebook ou brevemente no site dele!
      Abraços!

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  6. Que legal cara se vc quiser saber mais dessa guitarra te conto a história dela ela foi minha tem ela no vídeo clip da minha banda em 2006 "pirata do Tietê" you tube barangarock abraço tocava com ela no tributo lynyrd Skynyrd tbm

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  7. Aliás bem legal essa sua empreitada pra achar os timbres das firebirds antigas abraço

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    1. Caramba, só agora pude descobrir seus comentários, peço perdão pelo atraso monstro na resposta, mas agora estou retomando o blog!
      Eu adoro essa guitarra, eu a comprei em São Paulo do André Belleza!
      Eu continuo a usar os captadores do Edu Fullertone e cada dia gosto mais deles. Estou escrevendo um artigo sobre uma Fender Jazzmaster que tem os captadores dele, sensacional!
      Seja muito bem vindo e grande abraço!

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