segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Diário de Bordo - Expomusic 2016 / Gig Jam SP - Parte 2

Só na atividade!


Depois de um café da manhã reforçado no hotel e fazer algumas tarefas do meu "day job" saí pra uma caminhada e aproveitei para passar na Galeria do Rock. Voltei ao hotel, fiz um pouco de exercícios de calistenia com a guitarra desligada e notei quão ressonante ela é (Bom, né?)!  Dessa vez terei de levar a guitarra e a minipedalboard para a Expomusic 2016
Almocei rapidamente já carregado de guitarra e miniboard na mochila, lá vamos novamente nos dirigir à feira. Fiz o mesmo trajeto até o Terminal Tietê para pegar o ônibus de cortesia da feira, só que dessa vez a quantidade de gente à espera já havia triplicado e a demora quase a mesma coisa de tempo.

Chegando à feira já me dirigi  ao stand da Revista Backstage e logo depois encontrei meu caríssimo amigo Jaques Molina da Revista Guitar Player, que não havia encontrado no dia anterior. Pra variar ele voava de um lado a outro como sempre, super solicitado por um monte de expositores. Esse ano a Guitar Player Brasil estava sorteando uma guitarra e um baixo da marca japonesa TOKAI super turbinados com captadores GP! Eu sou suspeito pra falar, já que instalei e uso feliz o humbucker projetado pelo Jaques com o Erico Malagoli... Felizmente ainda deu tempo de arrastá-lo até o stand dos Avengers, como os apelidei: Pedrone, Deep Trip, GuitarTech. Na foto, Jaques ao centro com Du Menegoso à esquerda e Augusto Pedrone a sua direita.

Logo depois tive o prazer de reencontrar o querido Rafael Nardelli, já meu conhecido do fórum do Handmades.com que está com o Augusto Pedrone na Pedrone Amplificadores, pois até já tínhamos conversado um pouco no dia anterior. Incrivelmente mesmo nesse dia em que estava aberta somente aos profissionais da área, a feira já estava com uma visitação muito grande e acabei nem podendo fazer o que pretendia, que seria poder tocar nesse equipamento incrível com uma das minhas guitarras e poder ter uma impressão mais precisa, pessoal e honesta dos equipamentos. Sobre a qualidade em si eu não tinha nenhum tipo de dúvida, seria na verdade uma questão de me aproximar mais pessoalmente de cada elemento e poder entender melhor a interação entre cada um deles. Fora o tesão de tocar em coisa tão boa, que é sempre uma delícia...rs. 

Resumindo: não fiz direito o meu trabalho de casa, então resolvi que, para compensar, entraria em contato com os outros dois expositores que conheci lá, o Augusto Pedrone e o Marcelo Coelho (e Emanuel Dantas, ambos da GuitarTech) para deixar suas ideias e opiniões sobre seus trabalhos e a feira. Essa será a terceira parte das matérias ligadas à viagem para a Expomusic 2016, uma matéria pós-feira! Mais pra frente vou ver se faço uma visita a todos eles em suas devidas oficinas pra podermos aprofundar o papo. Na foto, da esquerda para a direita, Marcelo Coelho, Rafael Nardelli, eu e Augusto Pedrone.


A seguir encontrei meu caríssimo amigo e multinstrumentista Marcel Rocha, que veio de Campinas pra SP diretamente para a Expomusic para que de lá possamos seguir para a tal jam session previamente combinada com o amigo Maurício Verderame! Entre outras boas estórias, lá se vão doze anos de amizade e admiração que tenho por esse cara, e ainda tem o fato de que sou muito agradecido por ele ter me encontrado no site "Looper's Delight" e me convidado para o primeiro curso do Guitar Craft de Robert Fripp no Brasil em 2004



Eu, de longa data admirador de Robert Fripp e seus associados, tive a oportunidade de ver a League of Crafty Guitarrists em 1988, em New York City nos EUA, infelizmente sem o próprio Robert, e fiquei impressionado com a sonoridade daqueles violonistas e suas técnicas interessantes. Tudo isso fazia parte do curso em questão: uma nova afinação em quintas, técnicas de palhetar, posturas, etc. E de lá pra cá sempre procuramos manter contato, apesar da distância. A internet tem sido de grande ajuda e espero logo retomarmos nosso projeto de gravação em dupla... Além de trocarmos muitas figurinhas num passeio pela feira, pudemos, depois de darmos mais uma volta final, descobrir que havia saído uma matéria sobre ele na Revista Keyboard brasileira!!! Por mais merecido que seja, a gente sempre fica feliz e orgulhoso pelo amigo, né? E assim nos despedimos um pouco mais cedo da Expomusic 2016 pra podermos ir ao estúdio em Vila Mariana para nossa preciosa jam!


-- SETUPS 2 - Da Feira para a Gig --


Saímos da feira depois de emocionadas despedidas e nos dirigimos para nosso próximo destino: o Estúdio Ziriga para a jam session combinada!


Meus agradecimentos de cara vão para o Mauricio Verderame, super baixista/baterista, fazendo a batera com a gente e que foi o responsável direto pelo sucesso da gig acertando tudo, inclusive com o ótimo Cauê Doktorkzyk, que atacou de baixo e fez a captação e gravação do áudio. Aliás essa ideia de alugar um bom espaço de ensaio e fazer uma captação simples e eficiente do áudio para registrar a brincadeira funcionou muito bem! Pra completar a coisa, o clima das pessoas não poderia ser melhor, mesmo com o cansaço de um dia de trabalho e, no caso do Marcel, viagem, a sensação de estar entre essas pessoas era muito boa, havia muito boa vontade e acredito que esse tenha sido um ponto fundamental da experiência de colaborar musicalmente uns com os outros, ouvir e responder. A ideia nessa jam era de se deixar levar, criar música de forma espontânea, sem nada preparado anteriormente, apenas sugestões ao momento, de pequenas células a introdutórios loops, ou mesmo apenas sons e partindo daí criar passagens mais complexas e coerentes, de algum modo. Apesar de termos influências comuns não se preestabeleceu nenhum tipo de linguagem de improviso, como nas várias vertentes do Jazz. É o tipo de coisa que muito me interessa...

No estúdio contamos com dois amps de guitarra Solid State, eu fiquei com um Fender Frontman 212Rjá conhecido e o Marcel ficou com um Fender ProRock 700.


De guitarra usei minha cópia de Strat Vintage V6JMH, que é numa onda "Hendrix no espelho" com seu headstock invertido e a posição do captador da ponte também. Captadores Fender Custom Shop 69 no braço, mantive o Wilkinson original no meio e um Malagoli Grand Quarter na ponte. Um dos controles de TONE saiu pra entrar uma "killswitch" e o outro se tornou o geral, 250K Log original com cap de 47nF. O pot de VOLUME foi substituído por um CTS 250k Linear (Low Friction) mais um capacitor de Treble Bleed de 220pF. Além do sistema de Dummy Coil que costumo usar pra dar uma amenizada no ruído, só mesmo o bloco de sustain de latão feito pelo inglês Kevin Curley, pois ainda não conhecia o Carlos Manara


Levei a pedalboard Mirim, da Mooer. Com um Fuzz "trumpeteiro" feito por mim e apelidado de Boss T-bone, baseado no antigo Jordan Bosstone, esse fuzz ao girar o controle de SAG pode assumir várias sonoridades, incluindo uma oitava abaixo e o famoso trumpet sound! O pedal Digitech iStomp carregado com o efeito "REDLINE Overdrive", que é muito dinâmico e tem uma sonoridade incrível entre overdrive e distortion, difícil acreditar que é um modelo digital! O ZOOM MS-70cdr, que com o MS-100bt compõem meu "canivete suíço digital". Grande parte do que uso hoje de ambiências e efeitos mais espaciais tem saído desses caras! Pra completar um TC Electronics DITTO pra loops feitos no calor da hora, ferramenta poderosa, porém pequena, simples e direta! Fonte 1Spot e Afinador Korg.  Ah, claro, meus inseparáveis E-bow e slide de vidro!


Agora o equipo de Marcel Rocha nas palavras do próprio:

"Na gravação eu usei aquela guitarra estilo Telecaster com braço do luthier Zabotto, corpo do luthier Igor Petinatti, captação Seymour Duncan 59 na posição do braço e JB na ponte, alavanca Wilkinson, braço com a escala em ébano. De efeitos pra guitarra a GT-5 da BOSS ligada direto naquele ampli do estúdio não lembro...Fender alguma coisa. 



No iPad eu usei, chi, esqueci os nomes, um para sons de natureza e um do Igor Vasiliev, um sonograma...depois eu vejo...

Ah, os apps: Virtual ANS do Alexandrer Zolotov, FieldScaper do Igor Vasiliev, Synth Master e myNoise... " 

Mais uma vez parabenizo e agradeço a todos os participantes da, por mim apelidada, As Boldas Band, gostei demais e já estamos com planos da segunda jam ainda para esse ano!

Aqui uma "very raw mix" de um dos improvisos gravados...




Revista Backstage:  http://www.backstage.com.br/

Revista Guitar Player Brasil:  http://guitarplayer.uol.com.br/

Revista Keyboard Brasil: http://www.keyboard.art.br/

http://digital.maven.com.br/pub/revistakeyboard/?numero=38&edicao=82811#page/60

Site/Forum Handmades:  http://www.handmades.com.br/

Pedrone Amplificadores:  http://www.pedroneshop.com/

Deep Trip Pedals:  http://deeptripland.com/

Guitartech Pedalboards:   http://www.guitartech.com.br/

Organização Expomusic 2016:  http://www.expomusic.com.br/2016/ 

Estúdio Ziriga:  http://www.ziriga.net/