quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Efeitos usados com o Electric Sitar Trans ao longo dos anos... 2ª Parte

E eis que a Electro Harmonix lança o pedal Ravish Sitar!!!



Confesso que custei a crer quando vi o video clip comédia que o Mike Mathew usou pra fazer o lançamento desse pedal. Em parte por causa da bizarrice do clip, mas também por conta dele parecer conter o que eu tanto almejava: Sitar-in-a-Box!!!



Como já sou velho de guerra, bem, a gente sabe que nada é como e anuncia, porém esse produto prometia... Os antecessores eram sempre fiascos alucinados. Tipo o Danelectro Sitar Swami (o qual vinha com um slide de vidro???), na verdade uma mistura de distorção meio fuzz e um flanger psicodelicamente ajustado. A ideia que a maioria desses aparelhinhos me passam é que as pessoas que os criaram não tinham o menor contato com um Sitar de verdade ou mesmo um Electric Sitar, mesmo que apenas escutando num CD ou num show em DVD. Lembro ainda do Maharishi Freakshow Effects. Era baseado nos circuitos de Octave Up analógicos, tipo Octavia, que dá pra fazer uns truques de lembrar o som do sitar. Possivelmente era similar a um circuito de um pedal DIY bem conhecido por usar o nome da ponte de sitar: Jawari! Só que o Maharishi ainda tinha uma chave de Good Karma para Bad Karma!!! Também lembro de um pedal digital da Digitech chamado The Weapon, em que um dos sons disponíveis era uma modelação magrela do Electric Sitar, mas era até então o mais próximo do original que me lembre.



O negócio é que o Ravish Sitar da EHX adiciona duas possibilidades sonoras, além de permitir controlar o volume do som original da guitarra: 1) cria um timbre sintético que, somado ao de uma guitarra comum, nos ajuda a obter o que eu chamaria de "caricatura estereotipada" de um Electric Sitar; e 2) ele também oferece algo que eu procurava e que passei a considerar bem precioso para o meu Sitrar Elétrico Trans: uma simulação das cordas simpáticas que também podem ser usadas como DRONEs, dependendo de como ajustá-las. É um recurso interessantíssimo, pois é criado através de escalas pre-configuradas no próprio aparelho ou especialmente criadas pelo músico para cada preset. Isso afora as possibilidades de sintetização que podem ir bem além de apenas simular o Electric Sitar. Isso bem mostrado pelo excelente Bill Ruppert:



Fechando a postagem nada melhor que um pequeno clip com a Dano já transformada em Sitar Elétrico (aliás acabei de trocar o cordal da bichinha, o primeiro acabou de se desmantelar, literalmente! Comprei outro muito parecido de uma empresa chamada Deval... Vamos ver!). Como estou acostumado a usar cordas 0.010 em todas as minhas guitarras (menos na Lap Steel, na qual uso 0.012 ou 0.013) estas também são as cordas que uso na Dano Trans!. É um clip rápido com uma parte de um tema de um Bhajan gravado pelo grupo Luz da Ásia no CD Amistad. Da primeira vez que é tocado tem apenas o reforço de um booster e a ambientação de um reverber. Da segunda vez já é adicionado o Ravish Sitar, com a escala da música já programada no preset escolhido. Está da maneira que costumo usar na Dano Trans, bem discretamente, apenas criando mais movimento em volta do timbre dela para compor o timbre final:



Para quem se interessa por aprender um pouco sobre as escalas utilizadas na música indiana e tiver iPhone ou iPad há um App muito simples e direto chamado Swarasthana!

4 comentários:

  1. Muito bom, Alex Frias! Abração, caro amigo, e parabéns por mais um post essencial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, sua presença só enobrece essas páginas! Grande abraço!

      Excluir
  2. Vc sabe aonde consigo comprar um super fuzz G. igual a esse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda ao blog!
      Olha, em relação a esse pedal SuperFuzz especificamente, eu fui presenteado por um amigo muito bacana.
      Mesma coisa para um Delay analógica da mesma marca... só que de outro amigo de coração!
      Mas os outros pedais antigos da Giannini que tenho conseguido tem sido através de paciente pesquisa entre Mercado Livre e grupos de venda do Facebook.
      Muito raramente aparece algo na OLX!
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

      Excluir